sexta-feira, 15 de abril de 2016

Vereador Sampaio se reúne com moradores para discutir projeto de lei



Na tarde de quarta-feira (13), o vereador Sampaio (REDE Sustentabilidade) se reuniu com um grupo de moradores de Ilhabela, na Câmara Municipal da cidade, para discutir o Projeto de Lei 016/2016, que proíbe a utilização e queima de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos em eventos realizados com a presença de animais ou em áreas próximas a locais onde se abrigam animais de qualquer espécie, inclusive silvestres.

Durante a reunião, Sampaio recebeu do Promotor Cultural Douglas MacGinity um abaixo assinado criado por ele e outros moradores, em apoio ao projeto de lei, que pede às autoridades de Ilhabela que adotem os fogos de artifícios silenciosos e que proíbam os artefatos com estouros sonoros na cidade. “Tivemos a ideia do abaixo assinado e colocamos na página Ilhabela Quatro Estações, no Facebook. Aos poucos fomos ganhando apoio de outros moradores interessados no assunto”, contou Douglas. Hoje o abaixo assinado conta com 525 assinaturas.




A ideia dos moradores é que cada vez mais a população se conscientize dos prejuízos que esses artefatos trazem não só para a saúde dos animais, mas também para a população. “Estamos conversando com especialistas de várias áreas para ter mais conhecimento sobre os malefícios que os fogos nos causam. Tivemos informações de que o barulho não só incomoda os animais como também os idosos e crianças autistas. Queremos saber mais sobre o assunto para passar informação a todos”, explicou Douglas.

Também no encontro, o morador Pablo Melero aprestou uma matéria publicada na revista Ilhabela, assinada por Silvana Davino, que é membro do GT Animais Silvestres de Ilhabela, que trata sobre os malefícios dos fogos de artificio para os animais. A matéria destaca que os pássaros são os mais afetados com as queimas de fogos, muitos deles chegam a morrer do coração por conta do estresse. Além disso, também é citado que os animais domésticos sofrem muito por conta das bombas, eles sentem dor, pois seus ouvidos são muito mais sensíveis e potencializam em até seis vezes mais com relação à audição dos humanos.


Ao final do encontro, o vereador Sampaio comprometeu-se, junto aos participantes, que encaminharia a cópia de toda a documentação recebida, para que faça parte do projeto de lei. “O projeto apresentado está atingindo o objetivo, exatamente por contar com a participação popular”, comemorou o vereador.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Em entrevista na Rádio Morada, vereador Sampaio rebate acusações do prefeito de Ilhabela



No inicio do mês de março, o vereador Sampaio esteve na Rádio Morada FM, para participar do programa Jornal da Morada a Voz do Povo. Na emissora, Sampaio exerceu seu direito de resposta, para esclarecer as acusações feitas pelo prefeito de Ilhabela a seu respeito, sobre o atraso do funcionamento do Aquabus.

Na entrevista concedida aos radialistas Neto e Acácio, o vereador explicou para a população ilhabelense que o serviço do Aquabus ainda não está ativo devido a problemas no processo licitatório para a fixação dos flutuantes e passarelas metálicas dos píers. O prefeito tentou por quatro vezes fazer a licitação, mas elas foram suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado por conter diversas falhas e erros, estando em desacordo com a lei vigente.

A confirmação de que o processo para a implantação do Aquabus está errado, se deu no julgamento que ocorreu em 24 de fevereiro de 2016, pelo Pleno do Tribunal de Contas, que condenou o Prefeito Colucci a pagar uma multa de aproximadamente 50 mil reais, além de ver o processo do Aquabus encaminhado para a Promotoria de Justiça do Estado, por fortes indícios de irregularidades.


Ouça abaixo a entrevista na íntegra: