terça-feira, 16 de abril de 2013

Vereadores do Litoral Norte ampliam uso de redes sociais para se aproximar da população


13/04/2013 - ESPECIAL


Helton Romano
As redes sociais mostram-se, cada vez mais, como um lugar de presença obrigatória para todos aqueles que querem passar, de algum modo, a sua mensagem. O ‘mundo digital’ permite, aos políticos, alcançar e interagir com o eleitorado em qualquer lugar e a qualquer momento. 
Por esses motivos, vereadores do Litoral Norte vêm aderindo ao potente canal de comunicação. Páginas no facebook, contas no twitter e endereços de blogs são os mecanismos mais usados para divulgação das atividades parlamentares.

Dois dos vereadores mais assíduos das redes sociais estão em São Sebastião. A página de Gleivison Gaspar (PMDB), no facebook, é ‘curtida’ por mais de 5.300 usuários. Além de publicar indicações e requerimentos que apresenta na Câmara, Gleivison emite opiniões sobre os problemas da cidade, muitas vezes com certa dose de ironia e críticas à Administração. “Procuro ser verdadeiro e objetivo”, resume Gleivison.

Cada postagem é compartilhada por dezenas ou até centenas de internautas. Em uma delas, Gleivison conclamou a população a fiscalizar os governantes. “Vamos colocar as redes sociais a serviço da democracia”, bradou o vereador, no final do texto. A mensagem foi compartilhada por 254 usuários.
Gleivison interage com o usuário, respondendo aos comentários e estimulando a participação. “Deixo as pessoas à vontade para contestar minhas ideias. Muito do meu trabalho é pautado nas informações que vêm pelo facebook”, afirma.

A página de Reinaldo Moreira, o Reinaldinho (PSDB), também está entre as mais populares da região, ‘curtida por 4.537 usuários. O vereador prioriza fotos das visitas que faz aos bairros e das sessões de Câmara. Também usa o espaço para prestação de serviços, como divulgação de vagas de emprego e orientações no combate à dengue. Nota-se um trabalho de edição de imagens que deixa a página com um visual atraente. É preciso, porém, um pouco mais de atenção aos erros gramaticais.

Reinaldinho possui ainda uma conta no twitter com 819 seguidores, além de um canal no youtube onde o internauta pode assistir seus discursos na tribuna da Câmara.
Para o vereador Tato Aguilar (PSD), de Caraguatatuba, o facebook auxilia na elaboração de requerimentos. Ele diz que recebe diversas denúncias em mensagens privadas. “Procuro responder a todos os questionamentos que chegam pelo facebook”, assegura. Tato só evita responder às provocações. “Tem muitos fakes (perfis falsos) para me xeretar”, comenta o vereador.

Já o vereador de Ilhabela, Sampaio Junior (PTdoB), prefere um blog para divulgação dos trabalhos, agenda e informações da cidade. “As pessoas gostam de acompanhar o que o vereador está fazendo. O blog é um meio de dar resposta a quem nos elegeu”, considera Sampaio Junior, que comemora o número de acessos. “Em pouco mais de um mês já teve, praticamente, mil acessos. É muito significativo para quem está no primeiro mandato”, ressalta o vereador.
Um blog também é a ferramenta usada pelo vereador José Reis (PSB), de São Sebastião. Ele mantém a página na internet desde 2009, quando iniciou seu primeiro mandato. “A maioria dos meus eleitores está na Costa Sul e fica difícil para eles acompanhar a sessão no Centro. O blog é um meio de comunicação sem custo e rápido”, opina Reis.

Para Carlinhos da Farmácia (PPS), de Caraguatatuba, o facebook serve como um instrumento de cobrança à Prefeitura. “Saio nos bairros, fotografo problemas e coloco no face para que todos vejam o que está acontecendo e para que os secretários tomem providências”, avisa Carlinhos.
Para não ficar de fora dessa onda, o vereador sebastianense, Ercílio de Souza (PV), lançou, nesta semana, a sua página oficial no facebook. “É a chance de mostrar nossos projetos e que existem políticos transparentes”, diz Ercílio. “Não entro em debate. Publico meus trabalhos e as pessoas discutem”, completa.

Pesquisa aponta falhas de políticos
 Uma empresa especializada em pesquisas na internet e nas redes sociais identificou e analisou mais de 6 mil dados para montar um retrato inédito sobre a presença dos vereadores paulistanos na internet. O resultado concluiu que muitos políticos caem no erro de valerem-se das mídias sociais como uma ferramenta comunicacional de mão única, ou seja, apenas para divulgar assuntos pertinentes aos seus mandatos ou fazer marketing político no período eleitoral. Nesse processo, eles acabam falando ao vento e ignoram um preceito básico para o sucesso nas mídias sociais: a interatividade com os usuários.
Dentre os principais erros apontados por especialistas estão o excesso de autopropaganda, não atualização dos dados e, principalmente ignorar críticas e não responder a dúvidas.

A reportagem do Imprensa Livre conversou com o publicitário Leonardo de Castro, especializado em marketing político digital. Ele destaca o uso das mídias sociais como um meio de potencializar ações. “O espaço é restrito nas mídias tradicionais (jornal, rádio). Na internet o político tem a chance de potencializar a informação em questão de horas”, entende.

Castro destaca a importância de monitorar as postagens na rede. “Quando surge alguma postagem negativa ao político, deve-se colocar a outra versão antes de começar a espalhar. Assim quem lê terá os dois lados da história para formar uma opinião”, sugere o publicitário.
Ele confirma que o maior equívoco cometido é quando falta interação com o usuário. “Tem que usar como canal de comunicação, não apenas exposição. O vereador pode postar enquetes e projetos que ainda não foram apresentados para que as pessoas opinem a respeito”, ensina. “Precisa ter visão arrojada, senão fica para trás”, finaliza Castro.

 E-mails ignorados
A reportagem fez um teste para conferir se os vereadores de São Sebastião e Ilhabela respondem aos e-mails que recebem. Foi criada uma conta fictícia, sob o nome de Diogo Dias, em homenagem a um dos sesmeiros que iniciaram a povoação na região.
Para facilitar aos vereadores, fizemos um simples questionamento para fosse informado apenas o horário de atendimento no gabinete. Em Ilhabela, todos os nove vereadores responderam. Os mais ágeis foram Adilton Ribeiro, Sampaio Junior, Carlinhos, Dita e Gracinha, que se manifestaram prontamente, no mesmo dia. Rita Gomes, Luizinho e Thiago Souza responderam no dia seguinte, enquanto Valdir Veríssimo precisou de dois dias. Já em São Sebastião, somente os vereadores Coringa e Gleivison Gaspar responderam. Outros dois, Ercilio de Souza e Simei Ferreira, sequer possuem e-mails divulgados no site da Câmara. (H.R.)

Fotos: Jorge Mesquita/IL
Fonte: Imprensa Livre

Nenhum comentário: