quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nova serra da Tamoios tem 21,52 quilômetros, sendo mais da metade de túneis


21/02/2013 - LITORAL NORTE
Um dos túneis será o maior do Brasil; apresentação foi feita durante a audiência realizada na última terça-feira, em Caraguatatuba. Obras do contorno devem começar neste semestre
Mara Cirino

A nova serra da rodovia dos Tamoios, com 21,52 quilômetros de extensão, é considerada a parte mais complexa e cara do empreendimento realizado pelo governo do Estado. Para construir um novo acesso de sobreposição à barreira natural, o Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foram apresentados durante a audiência pública coordenada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realizada na última terça-feira, em Caraguatatuba. A obra prevê a construção de cinco túneis, somando 12,620 quilômetros, nove viadutos e duas pontes, totalizando mais 2,577 quilômetros. 

De acordo com o projeto, a nova pista será composta por três faixas de rolamento de 3,5 metros cada, sendo duas usadas para o tráfego de veículo e a terceira como acostamento, sendo reversível em dias de pico. A socióloga da JGP Consultoria, Ana Maria Iversson, coordenadora geral do EIA/Rima, explicou que essa nova pista será ascendente, ou seja, os veículos só poderão trafegar sentido litoral/planalto. Em contrapartida, a atual serra, será usada para a descida às cidades litorâneas e, em caso de fluxo intenso, poderá ser aproveitada também para a subida.

Por quase três horas, ela e engenheiro Carlos Sartoro, da empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelo processo de licenciamento ambiental das obras, explicaram as alternativas encontraram para garantir a menor influência na área do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Caraguatatuba, por onde vai passar pelo menos 80% da rodovia. 
A área afetada será de 68,2 hectares, dos quais 33 hectares serão de predominância dos túneis, e 99,2 ha de área de apoio externas, mas fora do parque. “Haverá o menor impacto dentro da área do parque”, explicou Sartoro.

Pelo projeto apresentado, a nova serra terá início na altura do Km 60,48 da rodovia dos Tamoios (SP-99) na divisa entre Paraibuna e Caraguatatuba, e segue até o Km 82 onde haverá interligação com a rodovia Rio-Santos (SP-55). Os custo estimado dessa obra é de R$ 2,2 bilhões e após todo o processo de licenciamento o prazo de conclusão é de 36 meses, devendo ficar pronta em 2017.

Pela proposta apresentada, os usuários da Rio-Santos que vem sentido Ubatuba/Caraguatatuba terão a oportunidade de seguir pelo contorno norte até a interseção com a SP-99, sem necessidade de passar pela via local. No caso que quem parte de São Sebastião, o acesso também é em direção à Tamoios, partido do contorno. 
No sentido contrário, se o motorista vai para Ubatuba ou Caraguá, haverá uma interseção no bairro Ponte Seca dando as duas alternativas de acesso. Para o lado Sul, essa interseção será na altura da Fazenda Serramar, com acesso à rodovia Rio-Santos ou em direção ao Porto de São Sebastião.   

Reação
A apresentação do EIA/Rima do novo trecho da serra foi bem recebida pelos presentes, em especial ambientalistas como Roberto Blair, do instituto Ambiental Litoral Norte. “O projeto apresentado foi bem trabalhado, mas sugiro que contenha informações sobre relações sísmicas para a perfuração dos túneis, principalmente com o uso de explosivos. É preciso apresentar dados se há sinergia entre as explosões e fenômenos sísmicos”.  
O ambientalista e hoje secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Marcos Couto, definiu proposta como a menos impactante, “mas seria melhor ainda se não tivesse impacto como pontes e viadutos”. Ele destacou ainda que o município precisa de soluções viárias para resolver o problema do trânsito intenso, principalmente em relação ao lado norte. 

Para a secretária adjunta de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, disse que o atual trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, que passará por adaptações para o tráfego de veículos sentido litoral deve prever a estabilidade das encostas. “A Defesa Civil de Caraguá atendeu três ocorrências de deslizamentos da atual rodovia devido às chuvas. Por isso, é necessário que estejam presentes nos estudos geológicos e de vegetação a proteção das encostas para maior segurança dos usuários”, destacou. Morador no Rio do Ouro, Joaquim Carvalho destacou que quer o melhor para o Litoral Norte e que essas obrar vão gerar emprego para a comunidade. 

“Vai ter mais dinheiro para a população. Quem é contra porque vai afetar o turista, é só colocar um portão para deixar entrar o tanto de turista que pode não afetar nosso trânsito”, ironizou. Ele disparou ainda que infraestrutura é rodovia boa, que muitas vidas já se ceifaram pelas estradas. “Rodovia para andar carroça é o que alguns ambientalistas querem e destacam que devemos respeitar a natureza. Eu vou dizer que devemos respeitar os cidadãos”.  Reação contrária foi de moradores das áreas que devem ser desapropriadas para a implantação dos contornos Sul (direção a São Sebastião) e Norte (sentido Ubatuba) e que aproveitaram a presença dos técnicos em busca de mais informações. 

A professora Lourdes Santos Silva, moradora na Vila Marcondes (Tinga) afirmou que a comunidade aceita as melhorias, “mas falta mais divulgação sobre o que vai acontece conosco”. Quanto a esse tema, o representante da Dersa, Hermes da Silva, e Marcos Couto, acordaram de fazer uma reunião pública com a comunidade para divulgar os traçados finais dos Contornos Sul e Norte. A obra tem previsão de início entre os meses de março e abril deste ano, após a emissão da licença de instalação. A data será marcada em breve
O EIA/Rima do trecho de serra da Tamoios pode ser acessado no site do Consema:http://migre.me/diPE7

Foto: Divulgação
Fonte: Jornal Imprensa Livre  de 21/02/2013

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