terça-feira, 24 de setembro de 2013

Inauguração da Biblioteca Nilce Signorini

Colucci inaugura Biblioteca e Videoteca e destaca investimentos no setor
“Quando assumi a Prefeitura há quase 5 anos disseram que eu seria o prefeito da saúde. Eu procuro ser o prefeito da saúde, da educação, da cultura, do esporte e de todos os segmentos que fazem o nosso município desenvolver”
 
Em comemoração ao aniversário de 208 anos de Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci inaugurou na manhã do último sábado (21/9) a nova Biblioteca e Videoteca Pública Municipal, na Barra Velha. Um espaço amplo e moderno de educação, cultura e muito aprendizado, localizado na esquina da Avenida Princesa Isabel com a Rua Paraíba.
 
O prédio recebeu o nome da professora Nilce Signorini, que foi vereadora, presidente da Câmara, prefeita entre 97 e 2000 e é a atual vice-prefeita do município. O evento teve a participação do grupo de flauta doce e da Banda Regimental da Guarda Mirim de Ilhabela.
 
Além do prefeito Toninho Colucci e da vice-prefeita e homenageada, Nilce Signorini, a cerimônia contou com as presenças: do chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio e dos secretários municipais Nuno Gallo (Cultura), Lídia Sarmento (Educação), Flávio Miranda (Obras), Lúcia Reale Colucci (Saúde), Sidney Apocalypse (Jurídico), Oswaldo Rehder (Serviços Municipais), Harry Finger (Turismo), Flávio César (Esportes), Danilo Giamondo (Assistência Social), Cristobal Parraga (Meio Ambiente), Maurício Calil (Finanças) e Luiz Biondi (Administração).
 
A Câmara de Ilhabela estava representada pelo vice-presidente Adilton Ribeiro e os vereadores Valdir Veríssimo, Luiz Paladino, Dr. Rita Janete de Oliveira Gomes, Dr. Tiago Souza Santos, Benedita Gonzaga e Onofre Sampaio Júnior. A solenidade contou ainda com a presença do delegado Cláudio Paganotto; do comandante do 1º Pelotão da PM em Ilhabela, tenente Fabrício Paluri; da bibliotecária Rosa Maria Alves e da primeira bibliotecária da cidade Estela França; do secretário municipal de Assuntos Jurídicos de São José dos Campos, Luís Henrique Homem Alves; do secretário adjunto de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Marco Antonio Mroz; do presidente da Associação Comercial, Leopoldo Pedallini; do presidente da Associação de Hotéis, Edilson Moretto; além de diversas entidades do município. 
 
Vale ressaltar que o acervo de 5,2 mil livros que estavam no Perequê agora fazem parte da nova Biblioteca. O prédio do Perequê será utilizado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela (IHGAI).   
 
Com um investimento de R$ 820 mil, a nova unidade tem no piso térreo espaço com acesso à internet, salão de leitura e sala infantil. Já no piso superior – com acesso por meio de elevador – a Biblioteca conta ainda com o auditório da videoteca com espaço para aproximadamente 150 pessoas e banheiros. Os deficientes visuais poderão ter acesso ao acervo em braile.
 
Ilhabela conta ainda com 55 mil obras na Biblioteca Municipal “Dr. Renato Lopes Corrêa” (Vila) e outras 2,5 mil na Biblioteca Municipal “José Julião dos Santos – Zé Leite”, na Praia Grande, na região sul.
 
O prefeito Toninho Colucci falou dos investimentos na Cultura e na Educação realizados pela Prefeitura. “Quando assumi a Prefeitura há quase 5 anos disseram que eu seria o prefeito da saúde. Eu procuro ser o prefeito da saúde, da educação, da cultura, do esporte e de todos os segmentos que fazem o nosso município desenvolver. Fazer biblioteca é obrigação”, disse Colucci.
 
Ainda segundo o prefeito, o movimento “Todos pela Educação” criou uma legislação em 2010 que obriga todas as escolas públicas terem uma biblioteca até 2020. “Esse é um trabalho que já estamos iniciando. As novas escolas já possuem bibliotecas e estamos adaptando as antigas para que possuam também. A lei fala até 2020, mas o nosso compromisso é até meados de 2016, ou seja, quatro anos antes da obrigatoriedade. Entregamos Ilhabela com biblioteca em todas as escolas da rede pública de ensino, além das três já existentes na Vila, no Sul e essa nova da Barra Velha”, afirmou o prefeito. Ela ainda comentou sobre a escolha do nome da biblioteca e videoteca. “Quando abrimos a biblioteca no Perequê antes da construção deste prédio decidimos por homenagear esta pessoa que tanto feito pelo município, como professora, vereadora, foi prefeita e hoje é a vice-prefeita. Parabéns Nilce”. 
 
O chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, destacou a importância da homenagem a vice-prefeita Nilce Signorini. “Foi eleita prefeita há 17 anos e conduziu com muita seriedade a administração municipal, numa época em que o orçamento era menor. Ilhabela recebe mais esse presente e espero que a população sinta-se homenageada também. A comunidade da Barra Velha, que já possui o Polo de Educação Integrada, agora recebe mais esse importante benefício”, declarou o chefe de Gabinete.
 
Para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, a nova unidade será um excelente espaço para o aprendizado e para a cultura da sociedade de Ilhabela. “A biblioteca é muito mais que um simples acervo de livros. Essas prateleiras guardam conhecimento”, relatou a secretária.
 
Já para o secretário de Cultura, Nuno Gallo, o município acertou mais uma vez nesta importante obra para a população. “O bairro da Barra Velha vem recebendo importantes benfeitorias. A nossa intenção é usar o espaço para incentivar a educação e a cultura em nosso município”, ressaltou o secretário.
 
O vice-presidente da Câmara de Ilhabela, Adilton Ribeiro, também deu a sua opinião. “Parabenizo a administração por mais essa importante conquista e tenho certeza que vamos fazer muito mais”, afirmou o vice-presidente.
 
A homenageada, vice-prefeita Nilce Signorini, lembrou importantes momentos como prefeita em seu discurso. A atual vice-prefeita lembrou ainda de sua família e declarou: “Gostaria muito que o meu pai e a minha mãe estivessem presentes. Agradeço ao prefeito Toninho Colucci por ser sua vice, por ter voltado à vida política e assim  trabalhar para o bem da nossa população e receber essa linda homenagem em um bairro que tanto trabalhei quando era prefeita. Muito obrigada”, concluiu a vice-prefeita Nilce Signorini.
 
Participação especial
 
A solenidade teve a participação das crianças da Banda Regimental da Guarda Mirim de Ilhabela, um projeto desenvolvido em parceria entre o 1º Pelotão da Polícia Militar e a Prefeitura, com a coordenação do soldado Egberto. Ao todo, 120 crianças a partir dos 9 anos são atendidas na Guarda Mirim e 48 integram a Banda Regimental, que tem a regência de Thiago Elisiário e Sulamirtes Borges

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Ilhabela

Nenhum comentário: